O esgoto doméstico é composto por toda a água e resíduos que ela carrega pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Ou seja, pode-se dizer que é todo o lixo que produzimos utilizando a água, que desce por todas as pias e vasos sanitários, além do chuveiro e ralos espalhados pela casa.

A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas além da degradação do corpo da água.

Tornar pública a existência das estações de tratamento de esgoto da cidade de Valparaíso e mostrar a importância para o meio ambiente de se tratar o esgoto, foi a motivação dos alunos do 4º ano da EMEF Djanira dos Santos Benetti para conhecer uma das estações e entender o seu funcionamento e importância.

Nesta visita eles puderam aprender o que é de fato o esgoto doméstico, como ele chega até a estação que é através da gravidade; sobre o processo de tratamento, que é aeróbio e anaeróbio, que a digestão da matéria orgânica ocorre por meio biológico, puderam verificar também a quantidade de lixo que vem junto com o esgoto e entenderam a importância de não se jogar lixo na rua.

Na visita esteve presente 53 alunos, 3 professores e nossa Responsável Técnica Mariana que acompanhou – os na visita.

ESCOLA VISITA LAGOA DE TRATAMENTO DE ESGOTO

DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS DE VALPARAÍSO

CNPJ:

72.836.604/0001-83

Endereço:
Av. Manoel Parada de Carvalho, nº 667

CEP: 16.880-000 - Valparaíso/SP

Telefone:
(18) 3401-1019

E-mail:
daev@daevalparaiso.com