Nascente é um ponto de onde a água verte através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d’agua, cabeceira e fonte.

A água doce pode ser considerada o elemento mais precioso da vida na Terra, satisfazendo todas as necessidades básicas dos seres humanos, dentre elas a saúde, a produção de alimentos e a permanência dos ecossistemas. Esta importância, associada a grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água sejam instrumentos essenciais para a manutenção e qualidade de vida de todos, inclusive das futuras gerações em nosso planeta.

Dada da importância das nascentes e da sua preservação para o meio ambiente e para a vida dos rios e córregos, esta informação precisa ser compartilhada, e uma forma de fazer isto é promover visitas de escolas em nascentes não recuperadas e nascentes já recuperadas para se notar a diferença e entender a importância da preservação da natureza.

Hoje os 53 alunos do 4º ano e 3 professores da EMEF Djanira dos Santos Benetti foram conhecer a Nascente Modelo de Valparaíso, ela tem este título por ter sido a a primeira nascente a ser recuperada pelo município.

Esta nascente chegou a secar e não brotar mais água, mas há 10 anos iniciou-se um trabalho de recuperação, um trabalho em conjunto do proprietário do sitio juntamente com a Prefeitura Municipal de Valparaíso, recompondo sua mata ciliar ao envolto e com isso o olho d’ água voltou a surgir, dando origem a um córrego chamado córrego Suspiro, que hoje abastece vários outros sítios da região.

Esta visita foi acompanhada e supervisionada por nossa Responsável Técnica Mariana Miguel.

NASCENTE MODELO DA CIDADE É VISITADA POR ESCOLA

DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS DE VALPARAÍSO

CNPJ:

72.836.604/0001-83

Endereço:
Av. Manoel Parada de Carvalho, nº 667

CEP: 16.880-000 - Valparaíso/SP

Telefone:
(18) 3401-1019

E-mail:
daev@daevalparaiso.com